KPIs na Contabilidade: Como usá-lo para analisar a performance do seu escritório contábil
DG-Administrad0r | Atualizado em: 04/08/2022 | 4 minutos de leituraPodemos definir o que é KPI como Key Performance Indicator, traduzindo, são indicadores-chave de Performance e consiste em uma ferramenta de gestão utilizada para mensurar se uma ação ou atividade está gerando os resultados esperados.
Ou seja, os KPIs são indicadores mensuráveis que fornecem acesso a dados valiosos, podendo ser um percentual ou um número, sobre o andamento de determinadas estratégias.
A partir dessas informações, é possível fazer os ajustes necessários para alcançar os resultados pretendidos.
Com essa ferramenta é possível, por exemplo, mensurar resultados de estratégias de marketing, de vendas, de engajamento do público, de atendimento ao cliente, entre outras.
KPIs Primário e Secundário: Qual a diferença?
Os KPIs primários são os indicadores principais para que a empresa alcance seu objetivo, ou seja, aqueles que indicam se a empresa está ganhando ou perdendo dinheiro.
Já os KPIs secundários são os que sustentam e justificam os primários, mostrando como anda a performance da estratégia adotada pela empresa.
Exemplos de KPIs
Os KPIs nas empresas são ferramentas essenciais para analisar a eficácia e a eficiência de diferentes processos.
Por isso, são vários os indicadores de desempenho que podem ser utilizados por uma organização, tudo depende do que será mensurado.
Sabendo quanto tempo demora entre o primeiro contato com o cliente até o fechamento do negócio, é possível identificar pontos que podem ser reduzir o trajeto e, dessa forma, finalizar a venda em um prazo menor.
Os principais KPIs na contabilidade, que valem ser analisados com atenção, são:
- Payback: Usado para descobrir o período de retorno do investimento feito em um projeto.
- NPS (Net Promote Score): É o índice de satisfação dos clientes, através dele é possível mensurar o nível de satisfação dos clientes, identificar se são leais à sua marca e quanto essa lealdade pode resultar em indicações para outras pessoas, podendo aprimorar a qualidade do produto e a experiência do cliente.
- ROI (Retorno Sobre Investimento): O ROI é o retorno sobre o investimento, ou seja, quanto do dinheiro investido retorna para a empresa.
- LTV (Life time Value): Essa métrica estima o lucro líquido da vida de um cliente dentro da empresa. O valor vitalício de um cliente é quanto dinheiro ele vai dar à sua empresa por todo o tempo em que comprar de você.
- Margem de Contribuição: Sinaliza se a receita de uma empresa é suficiente para obter lucro após o pagamento de todas as despesas e custos fixos.
- Churn: Indica o número de clientes que cancelam em determinado período de tempo.
- Índice de Liquidez: É a análise de crédito que revela a quantidade de recursos disponíveis na empresa para quitar suas obrigações com terceiros.
Como usar?
O KPI pode ser usado para mensurar:
- Produtividade: por exemplo, quantidade de entregas que foram realizadas em determinado período ou volume de atendimentos realizados;
- Qualidade: pode ser utilizado para mensurar a percepção dos clientes e sua satisfação quanto a produtos, serviços e atendimento prestado;
- Capacidade: ajuda a identificar a capacidade de um processo, por exemplo, número de chamados que podem ser atendidos em um único dia;
- Estratégias: indicado para mensurar pontos críticos de um processo, ajudando a identificar se a empresa está perto, ou não, do seu objetivo.
Como implementar os KPIs nas empresas?
Uma boa maneira de começar a utilizar essa análise é:
- Definindo quais KPIs trarão as respostas que precisa para a sua empresa;
- Coletar os dados necessários para as apurações;
- Realizar as mensurações;
- Analisar os dados obtidos e verificar as melhorias que podem ser aplicadas para melhorar os resultados obtidos.
Essas etapas ficam bem mais fáceis de serem realizadas se você contar com a ajuda de uma ferramenta apropriada.
Por que são importantes para o crescimento da sua contabilidade
Por meio das KPIs, é possível analisar quais áreas mais necessitam de atenção, através dos dados coletado, é possível ter uma visão mais consistente da situação da empresa.
Além disso, analisar esses indicadores ajuda na tomada de decisões, já as análises trazem resultados mais exatos e processos mais eficientes.
A mensuração correta desses dados auxilia o contador a traçar metas de crescimento para fazer seu negócio contábil decolar.
Por isso, o contador que deseja implementar a estratégia de análise de KPIs em seu escritório receberá insights importantes para o desenvolvimento de sua contabilidade.
Confira como nossa plataforma funciona!