Como calcular honorários contábeis de acordo com o seu custo

DG-Administrad0r | Atualizado em: 04/09/2022 | 3 minutos de leitura

Qual é o valor ideal de honorários contábeis que devo cobrar dos meus clientes?

Essa é uma dúvida comum para a maioria dos gestores e empreendedores da área contábil, afinal de contas precificar esse tipo de serviço é sempre uma tarefa muito complexa, pois existem muitas variáveis que podem influenciar no seu custo.

Dentre as variáveis a serem consideradas, uma das mais importantes é de fato a mão de obra (tempo) investido em cada cliente. Claro, a complexidade das tarefas e o custo geral do escritório também precisam ser levados em consideração na sua precificação.

Definir esse valor sem conhecer as necessidades reais do cliente é uma tarefa ainda mais difícil, por isso, muitos escritórios acabam precificando os honorários de forma errada e acabam percebendo, durante a prestação do serviço, que o valor acabou ficando muito aquém do necessário.

Avalie as práticas de mercado e a concorrência

De fato não existe uma fórmula mágica de precificação de honorários, é sempre importante levar em conta o mercado regional em que você está inserido. Existem várias realidades e cenários econômicos dentro do nosso país, e isso influencia diretamente nos custos e na precificação do escritório.

Mas lembre-se: independente da sua realidade regional, o valor do seu honorários deve cobrir todos os seus custos fixos e variáveis mais a margem de lucro que você deseja.

Verifique sempre o tempo destinado à cada cliente

Time is money! Essa frase é ainda mais importante para  quem trabalha com serviços, pois a mão de obra é o principal custo de um escritório contábil. Por isso é tão importante saber exatamente o tempo disponibilizado para cada atividade de cada cliente.

Mas é difícil medir o tempo disponibilizado para cada cliente

Sim, é mais difícil, e na maioria das vezes o tempo varia de mês a mês, principalmente em atividades como departamento pessoal, pois a movimentação de funcionários nunca é constante, alguns meses há mais admissões e demissões, outros meses menos.

Mas há solução, existem ferramentas, como a Digiliza, que nativamente registram todo o tempo de todas as atividades desenvolvidas na contabilidade, fornecendo relatórios completos de tempo de execução e de produtividade.

Com esses indicadores em mãos, fica muito mais fácil você precificar os seus honorários e definir o percentual de ajuste anual, pois é importante destacar que o percentual de aumento não deve ser igual para todos os seus clientes, alguns cresceram mais que outros, e demandam mais tempo para processos de contabilização, folha e etc. Por isso, os ajustes devem acompanhar a evolução de tempo gasto em cada cliente.

Conheça os seus custos

Da mesma forma que você ajuda o seu cliente com o cálculo de custos da empresa dele, é primordial que você faça isso no seu escritório também. Para fazer isso, é importante registrar tudo em um sistema ou planilha para calcular.

Pois é, são muitas informações que precisam ser levantadas e acompanhadas para que você sempre tenha o valor de honorário certeiro para cada um dos seus clientes. Pensando em facilitar esse trabalho, nós elaboramos uma planilha que te auxilia com todos esses cálculos, e você pode baixar ela GRATUITAMENTE clicando na imagem baixo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Qual solução você deseja acessar?