Planejamento estratégico: você já começou o seu?
DG-Administrad0r | Atualizado em: 04/09/2022 | 3 minutos de leituraVocê já parou para analisar como foi o último ano para o seu escritório contábil?
A rotina atribulado e a agenda cheia não podem ser desculpas para deixar para depois o seu planejamento estratégico. Então está na hora de fazer um balanço e começar a traçar as estratégias que você vai adotar aí no seu escritório para o próximo ano.
Muitas mudanças ocorreram no mercado contábil nos últimos 2 anos, e os escritórios foram levados à uma transformação digital sem precedentes.
Essa transformação não só alterou a forma como nos comunicamos e nos relacionamos com os nossos clientes, mas impactou também na forma como executamos as nossas atividades mais comuns do nosso dia a dia.
Passamos a fazer reuniões virtuais, comprar ainda mais pela internet, trabalhar home office… e agora quase tudo está online, na nuvem!
Mas afinal, qual a importância do planejamento estratégico para a contabilidade?
Para que uma empresa atinja seus objetivos são necessários pelo menos quatro passos:
1. Saber onde você está: é o que chamamos de diagnóstico, antes de definir aonde queremos chegar, precisamos entender aonde estamos.
2. Ter objetivos claros: é importante saber exatamente o que se espera e onde se quer chegar.
3. Planejamento estratégico: é nesse etapa que planejamos o que será feito para atingir esses objetivos.
4. Execução e acompanhamento: depois de tudo planejado, precisamos executar as ações e acompanhar, para corrigir os possíveis desvios.
Quando ocorrem falhas em algum desses processos, as chances de insucesso são grandes. Os objetivos definidos no item 2 são o norte para o escritório, enquanto o planejamento estratégico em si, é uma espécie de mapa que mostra quais os caminhos deverão ser seguidos para atingir aqueles objetivos. Dessa forma, a contabilidade conseguirá direcionar os seus esforços à fim de chegar ao destino desejado.
Um bom planejamento estratégico deve apontar como a contabilidade sobreviverá de forma lucrativa e sustentável, tendo em vista os desafios que você terá pela frente nesse mercado que está cada vez mais competitivo.
Faça um diagnóstico realista da situação
Um erro muito comum que ocorre nos escritórios de contabilidade é elencar os seus pontos fortes e fracos apenas com base no “achismo”. Por isso é importante tomar muito cuidado e fazer uma avaliação que seja condizente com a situação atual do escritório.
A análise SWOT é uma excelente metodologia para fazer esse diagnóstico interno, e para se saber o real nível de satisfação dos seus clientes, você pode utilizar uma pesquisa utilizando NPS (Net Promoter Score), por exemplo. Lembre-se de envolver a sua equipe nessa análise, eles costumam ter muitas informações sobre a satisfação dos seus clientes.
O que o período Pós-Pandemia nos reserva?
Desde 2020, vivemos sob o impacto da Covid-19 e das novas variantes, como a Ômicron. 2 anos após o início dessa pandemia, ainda aprendemos diariamente sobre as novas realidades e os chamados “novos normais”.
Dessa forma, sabemos que os desafios serão grandes, e por mais que pareça repetitivo dizer, mas não faltarão oportunidades de crescimento e desenvolvimento para os próximos anos. Só que será preciso inovar para sobreviver!
Diante dessa nova realidade, desenvolvemos um e-book que funcionará como um guia para auxiliar a sua empresa a caminhar em direção ao sucesso. Descubra os 3 pilares fundamentais para sobrevivência de qualquer negócio clicando na imagem abaixo: